sábado, 26 de abril de 2008

Por
Rafael Sigollo

Congressos, seminários, convenções, exposições, palestras, feiras, fóruns, lançamentos. Os eventos corporativos são uma poderosa ferramenta de marketing e relacionamento e já respondem por uma boa parte dos investimentos das empresas na área. Com esse mercado aquecido, criam-se mais vagas de trabalho e, conseqüentemente, cursos de graduação e especialização. “Temos agora a primeira geração de profissionais que buscaram formação acadêmica, pois praticamente todos os que atuam em eventos aprenderam na prática”, afirma a diretora da KSR Eventos, Kátia de Souza. De acordo com ela, muitos se interessam pelo tema ainda na faculdade, ao cursarem graduações como Turismo, Hotelaria, Relações Públicas e Marketing, que dão uma noção de eventos e têm matérias relacionadas. CAMINHOS A diretora-executiva do Meeting Professionals International (MPI), Elizabeth Wada, explica que existem dois caminhos para fazer carreira na área: em empresas fornecedoras de serviços, que montam toda a estrutura do evento e cuidam da parte audiovisual, por exemplo; ou em grandes empresas, que têm um setor próprio para pensar e desenvolver os eventos. Elizabeth ajudou a elaborar uma pesquisa que mapeou esse mercado no Brasil e constatou que de 2006 para 2007 houve um aumento de 17,5% no orçamento destinado a eventos nas empresas. Ela ressalta que hoje os eventos corporativos são realizados com objetivos bem específicos e é preciso que dêem retorno. “No lançamento de um produto ou serviço, o sucesso do evento extrapola os limites da 'festa' e será reconhecido só depois, com a recepção e repercussão que conseguir”, revela. CARGA PESADA Com a nova força dos eventos corporativos, cresceram as exigências dos clientes: “Hoje tudo é mais complexo, profissional e criativo. Ninguém quer um evento igual a outro”, afirma a gerente do setor de eventos da HSM, Patrícia Carvalho. Para Elizabeth, isso é uma vantagem para quem pretende atuar no setor. “Essa é uma área que requer uma grande diversidade de profissionais. Há espaço para pessoas com perfis variados, com jeitos de atuar diferentes”, afirma. Patrícia concorda. “Como os eventos hoje são ‘customizados’, o mercado precisa, por exemplo, de cenógrafos, produtores e iluminadores focados nesse nicho.” A HSM, que promove capacitação executiva, organiza seu calendário de eventos com cerca de um ano e meio de antecedência. Patrícia enfatiza que a jornada de trabalho desses profissionais é pesada e diferente da maioria dos outros: “Os eventos corporativos acontecem sempre em dias úteis, no horário comercial. Por isso, temos que montar e preparar tudo durante fins de semana e até nas madrugadas, se for preciso”, explica. FORMAÇÃO Para quem não se assusta com isso e acha que tem afinidade com o tema, Kátia, da KSR, aconselha inicialmente procurar um curso e buscar estágio. De acordo com ela, as empresas ainda valorizam mais a experiência do que a formação acadêmica na hora de contratar. Mas a tendência daqui para frente é ter as duas coisas. “Acredito que cerca de 80% do conhecimento e da experiência você consegue transferir de uma área de eventos para outra, como corporativo, social, esportivo e cultural. Apenas 20% são de características específicas de cada um deles”, diz.

Matéria extraída: http://www.estado.com.br/suplementos/opor/2008/03/30/opor-1.93.25.20080330.2.1.xml

4 comentários:

Unknown disse...

Muito interessante esta matéria. Uma questão que faço é se existem já cursos profissionalizantes de eventos? Se sim, será que valem a pena?

Unknown disse...

Muito legal este tema.. e bem pertinente.. mas o que me preocupa é com tanta gente indo atras de "fazer eventos" será que isto ajuda para a área ou diminui a qualidade?? Parabens pelo blog!

Eventos disse...

Olá!!! Patricia!!!
Obrigada pelo seu comentário!
Tentando amenizar a sua preocupação, que também é uma de nossas indagações, acreditamos que o mercado de eventos é tão seletivo quanto qualquer outro, ou seja, só os melhores sobrevivem, "festinha" todos são capazes de fazer, mas realizar eventos com excelência,poucos são hablitados.

Eventos disse...

O mercado de eventos hoje é muito exigente, e se profissionalizar neste segmento, passou de diferencial para imprescindível. Aqui vão alguns links que respondem a sua pergunta!!!
* Noticias
http://www2.uel.br/pos/eventos/index.php?arq=ARQ_P
http://serrp.blogspot.com/2008/01/mercado-de-eventos-exige.html
http://horizonterp.com.br/blog/?p=181
http://www.revistaeventos.com.br/site/Noticias.php?id=2763

* Cursos
http://www2.uel.br/pos/eventos/index.php?arq=ARQ_P
http://www.esg.ipcb.pt/index.php?Itemid=43&id=28&option=com_content&task=view
http://www.institutodenver.com.br/curso-eventos.asp
http://www.estacio.br/_cursos/politecnico/eventos/default.asp