sábado, 26 de abril de 2008

Por
Rafael Sigollo

Congressos, seminários, convenções, exposições, palestras, feiras, fóruns, lançamentos. Os eventos corporativos são uma poderosa ferramenta de marketing e relacionamento e já respondem por uma boa parte dos investimentos das empresas na área. Com esse mercado aquecido, criam-se mais vagas de trabalho e, conseqüentemente, cursos de graduação e especialização. “Temos agora a primeira geração de profissionais que buscaram formação acadêmica, pois praticamente todos os que atuam em eventos aprenderam na prática”, afirma a diretora da KSR Eventos, Kátia de Souza. De acordo com ela, muitos se interessam pelo tema ainda na faculdade, ao cursarem graduações como Turismo, Hotelaria, Relações Públicas e Marketing, que dão uma noção de eventos e têm matérias relacionadas. CAMINHOS A diretora-executiva do Meeting Professionals International (MPI), Elizabeth Wada, explica que existem dois caminhos para fazer carreira na área: em empresas fornecedoras de serviços, que montam toda a estrutura do evento e cuidam da parte audiovisual, por exemplo; ou em grandes empresas, que têm um setor próprio para pensar e desenvolver os eventos. Elizabeth ajudou a elaborar uma pesquisa que mapeou esse mercado no Brasil e constatou que de 2006 para 2007 houve um aumento de 17,5% no orçamento destinado a eventos nas empresas. Ela ressalta que hoje os eventos corporativos são realizados com objetivos bem específicos e é preciso que dêem retorno. “No lançamento de um produto ou serviço, o sucesso do evento extrapola os limites da 'festa' e será reconhecido só depois, com a recepção e repercussão que conseguir”, revela. CARGA PESADA Com a nova força dos eventos corporativos, cresceram as exigências dos clientes: “Hoje tudo é mais complexo, profissional e criativo. Ninguém quer um evento igual a outro”, afirma a gerente do setor de eventos da HSM, Patrícia Carvalho. Para Elizabeth, isso é uma vantagem para quem pretende atuar no setor. “Essa é uma área que requer uma grande diversidade de profissionais. Há espaço para pessoas com perfis variados, com jeitos de atuar diferentes”, afirma. Patrícia concorda. “Como os eventos hoje são ‘customizados’, o mercado precisa, por exemplo, de cenógrafos, produtores e iluminadores focados nesse nicho.” A HSM, que promove capacitação executiva, organiza seu calendário de eventos com cerca de um ano e meio de antecedência. Patrícia enfatiza que a jornada de trabalho desses profissionais é pesada e diferente da maioria dos outros: “Os eventos corporativos acontecem sempre em dias úteis, no horário comercial. Por isso, temos que montar e preparar tudo durante fins de semana e até nas madrugadas, se for preciso”, explica. FORMAÇÃO Para quem não se assusta com isso e acha que tem afinidade com o tema, Kátia, da KSR, aconselha inicialmente procurar um curso e buscar estágio. De acordo com ela, as empresas ainda valorizam mais a experiência do que a formação acadêmica na hora de contratar. Mas a tendência daqui para frente é ter as duas coisas. “Acredito que cerca de 80% do conhecimento e da experiência você consegue transferir de uma área de eventos para outra, como corporativo, social, esportivo e cultural. Apenas 20% são de características específicas de cada um deles”, diz.

Matéria extraída: http://www.estado.com.br/suplementos/opor/2008/03/30/opor-1.93.25.20080330.2.1.xml

Eventos Empresariais

Evento designa um acontecimento social que reúne pessoas em torno de um objetivo, são classificados a partir de sua natureza e atividades desenvolvidas durante sua realização. Promovem a informação, a comunicação e o relacionamento. O gestor de eventos deve saber gerenciar o evento corporativo, que é o nosso foco neste blog, com um olhar mais aguçado e crítico, não se prendendo apenas a pontualidade do evento, mas dando igual importância a todo o seu planejamento, focado em objetivos claros e precisos, criando oportunidades e oferecendo soluções inovadoras às questões que envolvam o relacionamento com os públicos. A criação deste Blog tem por objetivo, demonstrar, compreender, analisar as estratégias relacionadas aos eventos empresariais, empregadas no desenvolvimento de negócios, por meio desta importante ferramenta de comunicação empresarial, contribuindo assim para que os objetivos traçados sejam superados, e que as estruturas de aperfeiçoamento dos eventos sejam melhor compreendidas e aplicadas.